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Guia definitivo para implementar o atendimento via WhatsApp em seu negócio

A transformação digital proporcionou mudanças profundas nas formas em que nos comunicamos. E o atendimento via WhatsApp, que aproxima clientes e empresas, talvez seja um dos principais exemplos quanto a isso.

Instantâneo e com viés resolutivo, o atendimento via WhatsApp substitui as longas chamadas via telefone. Assim, se antes era necessário ficar paralisado com o telefone fixo, hoje basta acionar determinado contato para que os problemas sejam resolvidos. Ao menos, é o que se espera.

  • Atualmente, o WhatsApp está presente em 99% dos smartphones Desse total, 94% das pessoas costumam utilizar o aplicativo todos os dias. Além disso, 80% das pessoas já utilizaram o app para demonstrar interesse em alguma compra.

Ou seja, empresas que decidem ignorar a ferramenta, tomam uma péssima decisão. Por isso, trouxemos este Guia com as melhores dicas sobre como extrair o máximo do WhatsApp para os mais diversos fins, como o atendimento aos clientes, a comunicação entre as equipes e formas de gerar muito mais oportunidades usando a tecnologia.

Siga a leitura conosco e aprofunde-se mais no tema!

Guia Definitivo para Implementar o Atendimento via WhatsApp

A implementação eficaz do atendimento via WhatsApp desponta como um diferencial estratégico que coloca a sua empresa à frente dos concorrentes locais. Não há meio de ignorar a ferramenta como parte estratégica de comunicação.

A seguir, separamos as principais iniciativas que fortalecerão seus negócios e destacarão a experiência do cliente.

1. Tenha um número exclusivo para o atendimento ao cliente

  • Primeiramente, definir um número exclusivo para o atendimento ao cliente no WhatsApp vai ajudar – e muito! – sua empresa a ter melhor organização nos atendimentos.
  • Além disso, essa é uma iniciativa que gera uma imagem de profissionalismo junto aos clientes e fornecedores.
  • Por fim, com o WhatsApp Business, é possível criar catálogos e menus que antecipam a necessidade do cliente quanto à escolha de serviços e produtos.

2. Sincronize o atendimento via WhatsApp para todo o time comercial

  • Garanta uma abordagem unificada ao sincronizar o atendimento via WhatsApp em todo o time comercial. É essencial que todos representem a empresa seguindo os mesmos padrões.
  • Isso promove consistência e agilidade nas respostas, eleva a eficiência operacional e fortalece a imagem de marca.

3. Estabeleça políticas de atendimento aos clientes

  • Defina políticas claras de atendimento para criar padrões de excelência. Isso proporciona diretrizes consistentes para a equipe.
  • Crie políticas de boas e más práticas, defina esse documento como um guia de atendimento. Monitore os padrões de excelência continuamente.

4. Realize treinamentos com o time e planeje estratégias com os contatos

  • Investir em treinamentos e estratégias bem planejadas fortalece a equipe, permitindo abordagens mais eficazes e personalizadas no atendimento aos clientes.
  • O ideal é realizar reciclagens periodicamente para que todos estejam com o mesmo nível de discurso para soluções e atendimento.

5. Crie um banco de dados

  • A criação de um banco de dados potencializa a gestão de contatos, histórico de conversas e preferências dos clientes, otimizando futuras interações.
  • Além disso, com a inteligência de dados é possível automatizar insights e gerar comparativos que ajudarão nas iniciativas estratégicas.
  • Lembre-se também dos backups necessários para que nenhuma mensagem importante seja perdida.

6. Configure respostas automáticas

  • O WhatsApp traz recursos de respostas automáticas que não deixam seus clientes sem respostas, mesmo quando entram em contato após o horário comercial.
  • Configure essas respostas definindo prazos para o próximo atendimento ou, ainda, um número específico para soluções de urgência.

7. Analise as estatísticas do WhatsApp Business e use etiquetas para categorizar

  • Avalie as estatísticas fornecidas pelo WhatsApp Business para extrair insights valiosos. Utilize etiquetas para categorizar conversas, facilitando análises e melhorando a personalização do atendimento.

8. Realize campanhas personalizadas para a sua rede de contatos

  • Explore o potencial de campanhas personalizadas, aproveitando a segmentação de contatos para promover ofertas exclusivas e fortalecer o relacionamento. Defina um calendário de comunicações que poderá facilitar essa distribuição e manter presente a lembrança sobre o seu negócio.

9. Integre o WhatsApp em outras plataformas e soluções

  • Promova uma experiência integrada ao incorporar o WhatsApp em outras plataformas e soluções empresariais, maximizando a eficiência e a conectividade. Isso pode gerar automatizações e relatórios importantes sobre o que vem dando certo ou não em suas estratégias.

10. Centralize o seu CRM com o relacionamento via WhatsApp

  • Integre o atendimento via WhatsApp ao seu CRM para centralizar informações cruciais, proporcionando uma visão abrangente do relacionamento com o cliente. Essa é uma forma poderosíssima de escalar sua empresa por meio de estratégias eficazes de comunicação.