Informagno | Gestão em TI

Google tornará mais fácil o acesso ao Modo IA como padrão

Google

O Google planeja facilitar o acesso dos usuários ao modo IA, permitindo que eles o definam como padrão, substituindo os tradicionais links azuis.

O modo IA é uma versão avançada da Pesquisa Google que usa grandes modelos de linguagem para resumir informações da web, para que você possa passar mais tempo no Google do que visitando sites.

Modo IA

O modo de IA do Google pode responder perguntas complexas, processar imagens, resumir informações na web, criar tabelas, gráficos, diagramas e até mesmo ajudar você a codificar.

Mais tarde, Robby Stein, vice-presidente de produto da Pesquisa Google, esclareceu que a empresa planeja facilitar o acesso ao modo IA apenas para aqueles que desejam usá-lo.

No momento, não há planos para tornar o modo IA o padrão para todos, mas se você preferir o modo IA como sua guia de pesquisa padrão, haverá um botão para fazer isso.

Isso significa que os links azuis tradicionais não aparecerão por padrão, mas você poderá alternar para resultados antigos encontrando a aba “Web”, que fica no final da barra.

O Modo IA pode se tornar o modo padrão em algum momento no futuro, mas quando?

Eu não ficaria surpreso se o modo IA se tornasse a página de pesquisa padrão em 2026 para todos.

O Google ainda está tentando determinar como uma medida como essa afetaria seus negócios de anúncios.

Anúncios no modo IA
Como o Google planeja monetizar os resultados da IA

O Google já está testando anúncios no modo IA e Visões gerais de IA e está apresentando práticas de anúncios de IA para parceiros de anúncios.

No momento, o modo IA é opcional. Ele está localizado à esquerda da aba “Todos”, para que você possa abrir acidentalmente a busca do Google IA e, aos poucos, preferi-la à busca tradicional.

Em uma postagem no X, Logan Kilpatrick, líder de produto no Google AI Studio, sugeriu que o modo IA em breve se tornaria o modo padrão no Google.

O setor de marketing digital não tem certeza de como as coisas vão acontecer quando os links azuis forem substituídos inteiramente pelo modo IA.

O Google detém cerca de 90% da participação no mercado de buscas e continua enviando bilhões de cliques para editores em todo o mundo.

Ao mesmo tempo, o Google não paga editores e blogs independentes para resumir conteúdo.

Em vez disso, o gigante dos mecanismos de busca afirma que os resumos de IA enviam mais cliques de “qualidade” aos editores, mas não tem dados para comprovar essa afirmação.

Modo Google AI
Visões gerais da IA ​​do Google enviam menos cliques para sites
Fonte: Pew Research

Uma pesquisa independente realizada pela Pew sugere que é menos provável que pessoas cliquem em um resultado da web quando o mecanismo de busca mostra um resumo de IA.

Algumas editoras independentes também estão discutindo a criação de uma aliança “OTAN para Notícias” para combater a crise existencial.

Informagno Gestão em TI
Política de Privacidade

Ao visitar um site, com a ajuda dos cookies, arquivos de internet que armazenam temporariamente seus acessos, armazenamos seu comportamento dentro daquele ambiente. A ideia é que essas informações sejam utilizadas a seu favor, principalmente, para oferecer uma experiência mais personalizada, com produtos e serviços que façam a diferença para você. No entanto, em respeito ao seu direito de privacidade, é possível permitir ou não certos tipos de cookies, que estão disponíveis para você alterar em nossas configurações, a qualquer momento.