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Descubra agora a real importância das ferramentas de monitoramento para sua empresa

Postura proativa

O monitoramento de TI é fundamentado na premissa de que todos os problemas podem ser prevenidos mediante uma abordagem proativa dos profissionais. Essa perspectiva permite evitar, efetivamente, problemas antes mesmo que aconteçam. Mudanças em indicadores cruciais servem como sinais de alerta, indicando a necessidade de uma intervenção imediata. Dessa forma, é possível agir rapidamente e impedir ocorrências indesejadas.

Assim, uma abordagem proativa em TI não apenas minimiza riscos, como também identifica oportunidades de ação que podem ser estrategicamente relevantes para a expansão das atividades da empresa. Essa postura, além de preservar a integridade do ambiente de TI, contribui para o desenvolvimento contínuo e a eficiência operacional, possibilitando que a equipe antecipe desafios e explore vantagens competitivas.

Diminuição dos incidentes de cibersegurança

Esse é um dos benefícios evidentes ao implementar medidas eficazes com as ferramentas de monitoramento. A complexidade dos ataques cibernéticos, muitas vezes, dificulta sua identificação se não houver um sistema de monitoramento robusto. Assim, o impacto pode ser significativo caso as ameaças não sejam detectadas e mitigadas a tempo.

Por exemplo, a detecção de um fluxo anormal de saída de dados do ambiente de negócios pode ser um indicativo precoce de um possível ataque, sinalizando a coleta não autorizada de informações por parte de um hacker e alertando para o risco iminente de vazamento de dados sensíveis.

Diversos casos semelhantes demonstram como os incidentes de segurança de dados podem ser prevenidos ou minimizados através de um monitoramento mais preciso. Logo, as ferramentas de monitoramento se tornam aliadas valiosas nesse cenário, possibilitando a identificação precisa dos pontos críticos que exigem maior atenção e permitindo uma resposta proativa diante de potenciais ameaças cibernéticas.

Diminuição de indisponibilidades

O monitoramento preciso, facilitado por ferramentas especializadas, desempenha um papel de suma importância na identificação e mitigação de potenciais causas de indisponibilidades antes que impactem os serviços. Essa abordagem proativa é fundamental para manter a estabilidade operacional.

Por exemplo, com o lançamento de uma grande promoção em um e-commerce, pode ocorrer um aumento significativo no fluxo de acesso ao site. No entanto, com o monitoramento adequado, é possível antecipar essa tendência de aumento e otimizar a largura de banda antes que o site experimente uma queda, garantindo assim uma experiência contínua para os usuários.

Esta capacidade de estar sempre um passo à frente dos principais fatores que podem levar a indisponibilidades é de extrema importância. Ela permite a identificação precoce de potenciais problemas, e a implementação de medidas corretivas proativas, garantindo o funcionamento adequado das soluções e da rede. Essa estratégia contribui significativamente para a manutenção de uma operação fluida e confiável.

Apontamento de resultados para as lideranças

Esse aspecto vai além do acompanhamento interno dos times de TI, e muitas vezes isso exige apresentações e explicações para a alta cúpula da empresa. Um exemplo claro é a gestão de e-commerce, onde, embora esteja bastante ligada à TI, não é conduzida exclusivamente por especialistas dessa área.

Assim, em intervalos periódicos, é comum a apresentação de relatórios relacionados à disponibilidade da plataforma, incidência de tentativas de ataques e a taxa de sucesso, entre outros. Essas métricas não apenas oferecem uma visão abrangente da eficácia das medidas de proteção, mas também proporcionam aos gestores, uma compreensão mais aprofundada.

Para facilitar essa comunicação, as ferramentas de monitoramento de TI oferecem a opção de apresentar os dados de forma gráfica e menos complexa. Desse modo, a utilização delas simplifica o processo, garantindo que os líderes compreendam de forma eficaz o desempenho e os resultados alcançados pela equipe de TI.

Decisões orientadas a dados

Seja para lidar com questões imediatas ou para planejar a curto, médio ou longo prazo, é inegável que as decisões empresariais necessitam cada vez mais ser orientadas por dados. As ferramentas de monitoramento de TI desempenham são essenciais para o sucesso contínuo de sua empresa.

Por exemplo, quando surge a necessidade de substituir um ativo de TI devido a indicadores de problemas, a escolha entre manutenção corretiva ou substituição imediata é crucial. Um profissional sem dados em mãos pode se basear apenas em intuição e correr o risco de tomar uma decisão equivocada, acarretando prejuízos substanciais para o negócio.

No entanto, munido de dados concretos, como gráficos de desempenho de dispositivos ou registros de falhas que indicam problemas futuros, esse profissional pode tomar decisões mais bem fundamentadas. Esses dados possibilitam a escolha do momento ideal para a substituição do ativo ou, alternativamente, permitem planejar uma manutenção eficiente para restaurar o desempenho máximo.

Incentivar inovação

O monitoramento de TI não apenas oferece a capacidade de avaliar a infraestrutura existente, mas também propicia o surgimento de ideias inovadoras. Os especialistas em TI, ao utilizarem essas ferramentas, podem identificar oportunidades de melhoria, antecipar desafios e contribuir com insights valiosos que impulsionam mudanças positivas no negócio.

Incentivar a inovação em TI, portanto, não é apenas sobre adotar novas tecnologias, mas é sobre criar um ambiente propício para o surgimento e implementação de ideias inovadoras. O monitoramento de TI desempenha um papel fundamental nesse processo, garantindo que as condições necessárias estejam presentes e proporcionando uma base sólida para a evolução contínua e bem-sucedida da infraestrutura tecnológica da empresa.

O que deve ser feito além da adoção de ferramentas de monitoramento de TI?

Adotar ferramentas de monitoramento de TI é essencial, bem como garantir o máximo sucesso delas. A seguir, exploraremos medidas que podem ser tomadas para otimizar esse processo.

Identifique os processos a serem monitorados

Um primeiro ponto é saber como identificar quais são os processos que geram dados essenciais para o negócio. Afinal, por mais que o TI seja orientado por dados, nem sempre todos eles serão essenciais para monitoramento no dia a dia.

Além disso, definir prioridades também é essencial nesse contexto. Isso permite, por exemplo, destacar informações nos dashboards personalizáveis e hierarquizar dados a serem visualizados.

Análise como coletar e agregar registros

O setor de TI gera vasta quantidade de dados, exigindo que gestores identifiquem formas eficientes de coletar e agregar resultados para proporcionar uma visão holística do negócio.

É fundamental identificar os dados a serem coletados, agregados e de que forma trabalhados para posterior configuração em soluções adotadas, incluindo a integração com ferramentas de monitoramento.

Com isso, é possível configurar um dashboard para poder analisar algumas questões em conjunto e, também, identificar quais são as fontes dessas informações. Afinal, posteriormente, será preciso fazer a integração das fontes de dados com as ferramentas de monitoramento.

Defina quem será responsável pelo monitoramento

Estabelecer uma liderança é vital para acompanhar questões de monitoramento e intermediar eventuais situações de crise, quando necessário. Por exemplo, caso a ferramenta de monitoramento falhe, quem deverá acompanhar as métricas e realizar os avisos de forma manual?

Essa liderança também será responsável pelo gerenciamento da solução, identificando alterações necessárias e promovendo alinhamento com as demandas do setor

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Canais para comunicação de alertas

Antes da adoção de ferramentas, é crucial definir quais serão os canais para comunicação de alertas de incidências aos profissionais responsáveis.

Padronizar processos de emissão de alertas é fundamental. Opções como mensagem na intranet, Slack ou e-mail podem ser definidas como oficiais, garantindo que os alertas sejam recebidos e tratados prontamente.

Com isso, é possível definir uma padronização dos processos de emissão de alertas para que todos os profissionais estejam atentos quando receberem comunicações e possam agir prontamente nessas situações