Informagno | Gestão em TI

A importância da TI nas empresas

Atualmente as empresas estão passando por mudanças profundas em relação a criação de novos processos de gestão e estratégias para a expansão de sua atuação no mercado. Por este motivo, é necessário compreender como a TI pode ser a chave para sobreviver a períodos de instabilidade, criando um diferencial competitivo e fazendo o negócio crescer.

Com a tecnologia cada vez mais presente na estrutura organizacional, o profissional de TI precisa ter uma visão de negócios muito mais ampla. Dessa forma, as soluções adotadas para a área de TI passam a ter como principal meta a expansão da empresa, o aperfeiçoamento de seus processos, o aumento de produtividade e o foco em resultados.

A TI engloba o conjunto de todas as atividades, dados e operações providos por meio dos recursos de tecnologia. Nas organizações, essas ferramentas devem ser utilizadas de forma apropriada, com o auxílio de recursos ou de outros meios que permitam que o setor de TI trabalhe para gerar melhorias para a empresa. As organizações precisam investir em conhecimento e recursos adequados para identificar, coletar, interpretar, trabalhar e gerenciar suas bases de dados.

É importante destacar que somente grandes investimentos na área de TI não são suficientes para gerar vantagem competitiva para a organização. O diferencial só aparece quando o gestor entende a real importância da TI e passa a utilizar seus recursos de forma inteligente, com foco na competitividade e no crescimento empresarial.


O que a TI faz?

As soluções de TI voltadas para o ambiente organizacional estão se desenvolvendo em uma velocidade cada vez mais acelerada para oferecer maior segurança e eficácia para as empresas.

Por isso, é importante contar com uma equipe de TI especializada no assunto. É essencial que ela esteja atenta as novidades e as demandas do mercado e apta para realizar as mudanças necessárias, visando a constante modernização do ambiente organizacional.

Os profissionais da tecnologia da informação trabalham de forma alinhada com a gestão da empresa para resolver problemas, alavancar os negócios e trazer maior vantagem competitiva.


O diferencial
do profissional de TI     

O profissional de TI consegue otimizar o tempo e os processos da empresa, elevando consequentemente a sua produtividade e eficácia.

Nos dias atuais a principal característica do profissional de TI é o fato de seus conhecimentos irem além da tecnologia a nível operacional. Devido ao fato da tecnologia estar totalmente incorporada no ambiente organizacional, já não é possível criar estratégias de negócio sem considerar a TI. Por este motivo, o profissional de TI visualiza a empresa de forma integrada para encontrar oportunidades para o uso de tecnologia.

O profissional de TI é capaz de compreender e desenvolver as novas competências que o mercado exige. Eis algumas competências fundamentais para o profissional de TI, que geram benefícios para a empresa que o adota (ou que investe em uma equipe, e não apenas em um único profissional) em sua estratégia e negócio:

  • Visão de negócios: Compreende a importância de seu engajamento nas camadas mais estratégicas da empresa, possuindo uma visão mais ampla do negócio e direcionando o seu trabalho para atender as metas corporativas;
  • Gestão de projetos: Sabe criar metodologias para gerenciar projetos e contribuir para a criação de políticas internas na organização, que direcionem e otimizem o tratamento das informações;
  • Inovação: Antecipa as tendências e oferece um trabalho de qualidade superior a organização;
  • Criatividade: Automatiza processos, atende as demandas, se mantém atualizado e desenvolve metodologias de trabalho para a realização das atividades em tempo hábil;
  • Raciocínio analítico: Realiza uma observação objetiva de todos os processos e uma análise apurada da tecnologia adotada na organização, promovendo o desenvolvimento de novas soluções e ferramentas para a empresa;
  • Eficácia: A empresa obtém soluções de tecnologia mais rápidas e eficazes para os problemas (dores) e desafios (inovação) que constantemente surgem em todos os níveis organizacionais. Também será possível desenvolver soluções de tecnologia internamente, sem depender totalmente de terceiros.

Motivos para investir no setor de TI e em novas tecnologias

Com a constante evolução da tecnologia da informação e a criação de novos conceitos, soluções e aplicações que agregam valor as marcas, cada vez mais as empresas estão se conscientizando da importância da TI e dos diversos benefícios que ela traz para o negócio.

Se você ainda não se convenceu de que precisa utilizar a TI como peça fundamental para o crescimento da organização e para o aperfeiçoamento de seus serviços, veja algumas razões pelas quais investir na tecnologia da informação pode trazer grandes benefícios para a sua empresa.

Aumento da produtividade

Com as soluções tecnológicas implantadas na área de TI, é possível utilizar softwares que otimizem processos rotineiros, que reduzem (em muitos casos, eliminam) a necessidade de controles manuais. Assim, os colaboradores podem trabalhar em atividades mais estratégicas, sem se distrair com assuntos operacionais.

As ferramentas de TI também contribuem para gerenciar o grande volume de informações que são enviadas e recebidas pela empresa. Isso é essencial para otimizar o processo e manter a disponibilidade dos sistemas para os profissionais, que perdem menos tempo com paradas e falhas. Eis alguns exemplos de soluções que podem ser implementadas por um profissional de TI:

  • Automatização de processos de negócio via BPMS
  • Gerenciamento de informações estratégicas por meio de Business Intelligence (BI) para tomadas de decisão em tempo real
  • Implementação de metodologias para gerenciamento de projetos
  • Implementação de sistemas de informação para a gestão do negócio
  • Implementação de soluções de infraestrutura de TI que otimizem o tempo de resposta dos sistemas e serviços providos pela empresa
Segurança da Informação

Uma das principais contribuições do profissional de TI nas empresas, é o planejamento relacionado a possíveis incidentes de segurança que possam afetar a confidencialidade, a integridade ou a disponibilidade dos recursos e sistemas, responsáveis por suportar os processos de negócio.

Com a tecnologia assumindo o papel principal nas empresas, cria-se cada vez mais uma dependência dos recursos de TI e das informações existentes no meio digital. Os recursos de TI estão sujeitos a falhas, e para que eles não venham a comprometer a continuidade do negócio (ou até mesmo a própria sobrevivência da empresa no mercado) é necessário identificar todos os recursos utilizados nas atividades operacionais da empresa, criando estratégias de contingência para cada processo crítico, garantindo não apenas o bom andamento das operações, mas evitando também impactos financeiros e de imagem para a organização.

Abaixo encontram-se alguns exemplos de soluções em segurança da informação que podem ser implementadas pelo profissional de TI:

  • Análise de vulnerabilidades
  • Gerenciamento de riscos de negócio
  • Plano de continuidade de negócio
  • Política de segurança da informação
  • Implementação de sistemas de segurança: antivírus, firewall, proxy, Intrusion Detection System (IDS), Virtual Private Network (VPN), dentre outros
  • Instalação e configuração de ativos de rede: roteadores, servidores, storages, switches, nobreaks, dentre outros
  • Instalação e configuração de serviços de rede necessários para o pleno funcionamento do ambiente de tecnologia
Aumento da disponibilidade
e capacidade dos sistemas de informação

O investimento na área de TI contribui significativamente para aumentar a disponibilidade e a performance dos sistemas e do acesso as informações estruturas no ambiente organizacional. Isso torna o ambiente de trabalho mais organizado, mais fácil de ser gerido e mais ágil na obtenção das informações necessárias para a execução das atividades.

A seguir encontram-se algumas soluções que podem ser implementadas pelo profissional de TI, bom objetivo de otimizar a disponibilidade e a capacidade dos sistemas e serviços existem na infraestrutura de TI:

  • Monitoramento da disponibilidade e/ou desempenho dos ativos de TI em tempo real
  • Implementação de rotinas para cópias de segurança.

Integração da TI com os demais setores da empresa

Independentemente do segmento de atuação da companhia, a integração dos seus setores com a área de TI é fundamental para seu crescimento e sucesso. Para isso, todas as equipes precisam trabalhar de maneira engajada e orientada para os resultados. Assim, a TI ganha uma importância ainda mais relevante nas organizações, pois suporta todos os dados dos mais variados setores e assegura que eles sejam corretamente armazenados, compilados e disponibilizados sempre que necessário.

E para atingir esse patamar, é essencial que a gestão aproxime a TI de todos os departamentos da companhia de forma estratégica, de modo a colaborar para a evolução dos resultados do negócio, levando ao crescimento da organização.


O importante é lembrar que o novo papel da tecnologia da informação nas empresas exige uma mudança de paradigma e uma hierarquia horizontal, por meio da qual os profissionais têm mais acesso a líderes e gestores. A rapidez do avanço tecnológico não permite que a organização fique parada no tempo.

Na Informagno, apostamos constantemente em novas soluções corporativas que integrem todos os setores da empresa, transformando a TI em um verdadeiro diferencial competitivo, com profissionais capazes de automatizar as necessidades da empresa, capacitando o desenvolvimento e implementando novas soluções de tecnologia.

Este diferencial competitivo que a Informagno possui na gestão do setor de TI está inserido em todos os produtos e serviços que atendemos nossos clientes, para impulsionarem seus negócios, alcançando ótimos resultados por estarem com uma empresa com o atributo Muito mais que software.